Breaking News

Qual a garantia de que conseguirei resultados fazendo SEO?


Como diria Albert Einstein: Tudo é relativo, inclusive no marketing digital. 
Explico porque. 
Primeiro, é preciso entender que o SEO não é uma ciência exata pelo seguinte motivo: Os critérios dos algoritmos de posicionamento dos motores de buscas mais conhecidos não são de conhecimento público. Eles mantém essas informações em segredo porque se todo mundo conhecer os detalhes do algoritmo, os mais espertos conseguiriam encontrar falhas e enganar o Google, por exemplo. Dessa forma usaria as informações dos pontos fracos dos buscadores a seu favor e conseguiria um super tráfego, mas de uma maneira desleal prejudicando a empresa e os anunciantes que investem nos blogs e sites com maior audiênciaEntão, eu, você, nós e todo mundo nunca saberemos nada sobre o algoritmo dos buscadores, ou seja, como eles fazem para validar ou não os acessos. 
O Google até informa alguma coisa sobre seu algoritmo de buscas, mas de uma forma muito reduzida. Especialistas em SEO também oferecem informações importantes, mas o "pulo do gato", a "a cereja do bolo" ou seja lá o que for está muito bem guardado. 
Esse e-book aborda técnicas já testadas para gerar tráfego. Por isso, o fato de ninguém ter acesso as informações privilegiadas do real funcionamento dos motores de buscas não frustrarão nossos planos, porque se bem aplicadas, as técnicas de SEO trarão ótimos resultados. 
Outra coisa que é importante explicar, é o fato de que a maneira de fazer SEO muda de forma constante, isso porque os buscadores evoluem cada vez mais rápido. O Google, por exemplo, realizou mudanças impactantes nos últimos anos com o objetivo de neutralizar toda forma de spam e técnicas de Black Hat SEO (técnicas utilizadas para tentar enganar o buscador para conseguir um posicionamento melhor de um blog nos resultados de uma busca). Nunca tente utilizar um método ilegal para conseguir tráfego, porque as consequências podem ser desastrosas paras seu blog. 
Não vamos perder tempo detalhando a prática de Black Hat SEO, porque acredito que é algo que nem deve entrar na pauta do blogueiro que deseja se tornar autoridade em seu nicho através de um blog perfeito em conteúdo e, claro, com técnicas de SEO totalmente legais. 

Aprendendo os conceitos básicos de SEO 

Apesar do nome deixar parecer algo complexo, o trabalho com SEO não é tão complicado, basta apenas dedicação e estudo sobre o tema. Todo trabalho consiste basicamente em otimizar seu próprio blog (SEO On Page) e organizar da melhor maneira possível a redação do seu artigo ou qualquer outro conteúdo com aquilo que as pessoas estão buscando no Google, Bing, Yahoo e outros buscadores. Mas adianto que você deve sempre focar no Google que detém a maior fatia das buscas, como já falamos no começo deste e-book. 

Sobre buscas e palavras chave 

Tenha sempre em mente a qualidade das palavras chaves para um bom posicionamento nas buscas. Sendo assim, o primeiro passo em todo o processo de SEO é detectar se o conteúdo que você oferece tem uma boa demanda. Ou seja, o assunto do seu blog tem grande procura no Google? Esse é o primeiro ponto. 
Mas não se preocupe porque você não Você precisará conhecer quais são as palavras e frases exatas que as pessoas digitam no Google e outros motores de busca e que possam ter ligação com o conteúdo de seu blog. 
Mas não se preocupe, porque você não precisara fazer esse trabalho sozinho. Basta fazer uso das ferramentas existentes para saber quantas buscas são feitas mensalmente de palavras chave concretas ou suas combinações. Nesse caso qualquer blogueiro poderá contar com o Planificador de palavras chaves de AdWords e assim terá uma ideia do que as pessoas estão buscando. Para saber quais são as tendências da internet e os termos de buscas mais quentes do momento, o ideal é usar o Google Trends. 


Nenhum comentário